segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cinco dicas para inovação no ambiente familiar

Pessoal, gostaríamos de compartilhar cinco preciosas dicas que vão inspirar as crianças a se tornarem a próxima geração de inovadores (não importa se na ciência, negócios, artes etc.)

Inovação não é apenas uma descoberta ou um novo produto – é um estado de espírito. A inovação vem de ter uma capacidade de mudança que resulta em novas idéias, novos produtos e serviços ou novas formas de fazer as coisas. Inovação é fundamental para o país, para as organizações e profissionais, para os indivíduos e para o modo como criamos e educamos os nossos filhos.

Há muito a se compreender sobre inovação em todos esses níveis, razão pela qual eu escrevi o livro Estreitando a Lacuna da Inovação , iniciando o mesmo com uma discussão sobre cinco valores fundamentais – questionamento, risco, abertura, paciência e confiança – que quando estão em equilíbrio, compõem a capacidade de mudança. O que se segue é um breve panorama de como essas dicas de valor inestimável se relacionam com a educação de filhos inovadores.


1. Questionamento: Incentivar a curiosidade, fazendo perguntas, ouvindo, respondendo e fazendo mais perguntas. Como as questões são enquadradas é importante – seja curioso e não um julgador.

2. Risco: assumir riscos de forma inteligente, aprender a tentar e mesmo a falhar é fundamental para a inovação. Dê às crianças espaço para explorar. Incentive-as a tentar coisas novas e tratar o fracasso como uma experiência de aprendizagem. Pare de protegê-los tanto ou fazer as coisas para seus filhos.

3. Abertura: Inovadores precisam estar abertos para imaginar, para compartilhar ideias, colaborar e mudar. Fazer com que seus filhos tenham tempo para brincar e experimentar coisas novas off-line e on-line é importante. Ensinando-os a trabalhar em conjunto com os outros através das artes, esportes, projetos científicos ou em jogos online ajuda a aprender o quão poderosa a colaboração pode ser.

4. Paciência: Incentive-os, dando-lhes tempo para tentar abordagens diferentes para resolver um problema. Como todos sabemos, as crianças aprendem através exemplo, então é preciso ter paciência, pois esse processo vivido por eles leva um bom tempo. Não se apresse a ponto de pular etapas e resolver os problemas para eles. Em vez disso, esteja presente e de apoio enquanto você os deixa resolver sozinhos.

5. Confiança: É difícil estar dispostos a correr riscos ou ser aberto, se você não está em um ambiente de confiança. Receber o amor incondicional, a partir do dia em que nascem, fornece a base de confiança, que será a fundação que as crianças precisam para o futuro. À medida que elas forem crescendo, você deverá construir as coisas sobre essa base, ajudando-as a compreender os benefícios que vêm com a confiança, o que acontece quando a confiança é quebrada e como determinar em quem confiar ao longo da vida.

Cada fase da vida traz a mudança e tornar-se pai (ou mãe) traz impactos significativos sobre a forma como vivemos nossas vidas e definimos as nossas prioridades. Como muitos relacionamentos, ser pai requer aprendizado constante e adaptação conforme o seu filho (ou filhos) vai crescendo.

Os pais devem parar para pensar sobre como suas ações vão definir (positiva ou negativamente) o quão inovadores seus filhos serão. Também é importante no trabalho com as escolas para incentivar e apoiar o ambiente certo para desenvolver qualidades inovadoras em seus filhos, que serão tão importantes para o sucesso deles e para o futuro do país.

Fonte: DVS Editora

Nenhum comentário: