terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os 10 mandamentos para uma campanha bem sucedida de Gestão de Ideias

A Gestão de Ideias é um assunto relativamente novo dentro das empresas brasileiras. Para algumas, um tabu que confere certo receio: “o que pode acontecer se minha empresa der um passo, por mais tímido que seja, rumo à democratização da gestão”?

O ceticismo sobre a eficácia da Gestão de Ideias tem caído aos poucos, mas pode ser confirmado se a empresa fizer uma tentativa desestruturada. Uma campanha traz grandes resultados se obedecer a mandamentos simples. Nossa experiência no assunto permite-nos elencar os dez principais.

1) Grandes ideias não precisam ser complicadas
Em praticamente todas as empresas e instituições com as quais trabalhamos, as grandes ideias não foram invenções complicadas. Foram saídas simples para situações corriqueiras. Ajudaram a empresa a economizar tempo, dinheiro e aumentar produtividade.

2) Grandes ideias também vêm do “chão de fábrica”Nas grandes empresas, a base nem sempre é ouvida. Conhecer o “chão da fábrica” é um ativo que sua empresa não pode desperdiçar. Traz uma visão que os executivos de uma diretoria dificilmente enxergam e saídas interessantes para problemas crônicos.

3) Ser ouvido é um incentivo e tanto
Uma campanha de Gestão de Ideias tem o pé fincado na democratização da gestão. Ao ser ouvido e ter sua opinião levada em conta, o colaborador sente-se parte da empresa. E trabalha com mais compromisso.

4) Retorno para todas as ideias
Mesmo as sugestões que não servem merecem respeito. Se o colaborador dá a ideia e não recebe retorno, ele se sente desrespeitado. O feedback é um dos pontos centrais de uma campanha bem sucedida de Gestão de Ideias.

5) Definição de metas
Primeiro, detalhe ao máximo onde sua empresa quer chegar. Que problemas quer corrigir? Que tipo de inovação pretende colocar em prática? Há um prazo? Quanto mais focados forem os desafios, mais resultados a campanha irá colher.

6) Definição de premiações e reconhecimento
Os colaboradores irão participar da campanha se souberem onde ela os levará, mas também que resultados práticos significarão para eles. Defina uma premiação: valor em dinheiro, curso, folgas, viagem, um objeto ou mesmo o reconhecimento público do esforço do funcionário. Muitas vezes, uma homenagem vale mais do que um cheque.

7) O bom exemplo ao lado
O colaborador que participou do programa de Gestão de Ideias e foi premiado vira uma referência positiva na empresa. Os outros colaboradores enxergam nele a personificação do sucesso da campanha e são incentivados a participar com mais afinco. Uma bola de neve positiva.

8) Diferencie o perfil dos seus colaboradores
Ao lançar uma campanha de Gestão de Ideias em sua empresa, você poderá identificar perfis distintos entre seus colaboradores. Na prática, saberá apontar quem está mais comprometido com o sucesso da empresa a partir do nível de participação. Quem está de passagem e quem quer fazer carreira.

9) Ideias ajudam a sair da crise
Se a ordem é cortar custos, maximizar o tempo de cada colaboradores e aumentar produtividade, uma campanha de Gestão de Ideias é um caminho barato para buscar seus objetivos. Pode economizar dezenas de milhares de reais que uma consultoria externa custaria.

10) Busque o que só os outros enxergam
Nós estamos tão concentrados em nossos ofícios que, muitas vezes, não enxergamos detalhes óbvios que poderiam ser melhorados. Um case de sucesso neste sentido é a Confraria de Ideias, criado pela nossa empresa, a Ideias10. A Confraria reúne executivos com formações completamente diferentes para discutir um determinado tema, que pode ser um problema de sua corporação ou um desafio de como melhorar algo. Uma consultoria diferente que nos traz um diagnóstico que só seria alcançado mediante pesquisas externas.

O detalhe é que a Confraria funcionou para que a própria Ideias10 se desenvolvesse e corrigisse uma série de rumos, também partindo de um pressuposto básico: há uma enorme diferença entre a imagem que queremos passar e a imagem que o mercado tem da nossa atividade.

Nilson Cortez Junior é consultor em Gestão de Inovação, especialista em Jogos de Negócios pela Fundação Getulio Vargas e sócio-diretor da Ideias10

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