segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Pensódromo" aumenta produtividade de quem precisa trabalhar sem interrupções

Matéria da revista Empreendedor

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (EUA), apontou que, ao sermos interrompidos enquanto executamos uma tarefa, levamos, ao menos, 25 minutos para recuperar totalmente a concentração e voltarmos ao trabalho. Isso significa que telefonemas, reuniões, msn, orkut etc. estão entre os principais vilões da produtividade e atenção às tarefas executadas, principalmente quando os profissionais precisam de concentração para executar seus trabalhos.

Para evitar esse problema, a Pieracciani, consultoria especializada em gestão de inovação, desenvolveu o “Pensódromo”, um local especial para que os colaboradores trabalhem livres de interrupções. No espaço, que aliás fica até em outro prédio para evitar interrupções, não há telefones e é terminantemente proibido o uso de celulares, smartphones e qualquer outro tipo de comunicação com o mundo exterior. O ambiente, naturalmente iluminado, e espaçoso, conta com mesas e poltronas para que os consultores possam se acomodar e trabalhar de forma tranqüila. No local também há obras de arte, pintadas com temas inspiradores para ajudar na criatividade.

“A idéia do Pensódromo é possibilitar o equilíbrio entre estudo, pesquisa e reflexão em um ambiente de trabalho reservado a estas atividades”, afirma Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracciani. Criado há um ano, o espaço é utilizado por 80% dos consultores e, segundo a coordenadora de metodologias da empresa, Natali Vanali, aumentou a produtividade do trabalho. “O desempenho melhorou e o índice de erros diminuiu nas atividades relacionadas a cálculos, fechamentos e produção de relatórios, além de terem surgidos novos projetos e soluções a partir de muita reflexão e estudo no Pensódromo”, destaca. “Além disso, as equipes sentem-se mais livres e conseguem produzir melhor nos dois ambientes”, completa a coordenadora.

Nenhum comentário: