Matéria da revista Empreendedor
Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (EUA), apontou que, ao sermos interrompidos enquanto executamos uma tarefa, levamos, ao menos, 25 minutos para recuperar totalmente a concentração e voltarmos ao trabalho. Isso significa que telefonemas, reuniões, msn, orkut etc. estão entre os principais vilões da produtividade e atenção às tarefas executadas, principalmente quando os profissionais precisam de concentração para executar seus trabalhos.
Para evitar esse problema, a Pieracciani, consultoria especializada em gestão de inovação, desenvolveu o “Pensódromo”, um local especial para que os colaboradores trabalhem livres de interrupções. No espaço, que aliás fica até em outro prédio para evitar interrupções, não há telefones e é terminantemente proibido o uso de celulares, smartphones e qualquer outro tipo de comunicação com o mundo exterior. O ambiente, naturalmente iluminado, e espaçoso, conta com mesas e poltronas para que os consultores possam se acomodar e trabalhar de forma tranqüila. No local também há obras de arte, pintadas com temas inspiradores para ajudar na criatividade.
“A idéia do Pensódromo é possibilitar o equilíbrio entre estudo, pesquisa e reflexão em um ambiente de trabalho reservado a estas atividades”, afirma Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieracciani. Criado há um ano, o espaço é utilizado por 80% dos consultores e, segundo a coordenadora de metodologias da empresa, Natali Vanali, aumentou a produtividade do trabalho. “O desempenho melhorou e o índice de erros diminuiu nas atividades relacionadas a cálculos, fechamentos e produção de relatórios, além de terem surgidos novos projetos e soluções a partir de muita reflexão e estudo no Pensódromo”, destaca. “Além disso, as equipes sentem-se mais livres e conseguem produzir melhor nos dois ambientes”, completa a coordenadora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário