quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Portal reúne elogios e coloca elogiados em ranking

Matéria de Fernando Pierry, do Peppers & Rogers Group do Brasil, mostra o case do site ElogieAki, um site que recebe e reúne elogios gratuitos a empresas, prestadores de serviços, pessoas, etc. E junta tudo em um ranking.

Confira os principais trechos da entrevista concedida por Ana Fontes, diretora do ElogieAki, ao Peppers & Rogers Group.

Você acha que elogiar é um traço natural na cultura do consumidor brasileiro?
AF: Não é de fato um traço natural. O consumidor brasileiro , assim como todos, tem uma tendência a ser mais crítico, ou seja, é mais fácil criticar do que elogiar sem dúvida. É isso que torna o site interessante.

Algumas empresas utilizam a seguinte pergunta como um forte indicador de satisfação e fidelidade: ‘Você indicaria nossos produtos e/ou serviços a amigos ou colegas de trabalho?’.
O Elogieaki serviria como um indicador externo desse tipo para as empresas?
AF: Sem dúvida. Quando um consumidor dispõe de seu tempo para elogiar uma empresa, ele o faz porque está de fato satisfeito e quer que outras pessoas saibam disto. Ao colocar o seu nome recomendando uma empresa num veículo de comunicação público, o cliente demonstra claramente a satisfação que tem com a empresa e nesse momento ele torna-se um “advogado” dela.

Como o leitor que consulta o Elogieaki pode estar seguro da neutralidade das opiniões que são colocadas no site?
AF: As postagens são feitas pelos próprios consumidores que tem que responder um cadastro com informações básicas, incluindo CPF. Além disto o consumidor tem que aceitar um termo de adesão, se responsabilizando pela informação. Isto sem dúvida inibe eventuais desvios. Além do que, nós do ElogieAki, ficamos sempre atentos aos posts e a qualquer sinal de desvio, retiramos o post e informamos o consumidor sobre os motivos. Além disto, é importante destacar que o ElogieAki é um veículo de comunicação como um jornal, revista ou portal e por conta disto a postagem de elogios e de notícias do site é conteúdo jornalístico.

Vocês utilizam mídia social para o Elogieaki?
AF: Já temos o ElogieAki em praticamente todas as mídias sociais. Estamos no Twitter, Orkut, LinkedIn, Facebook, Dihitt e blogs independentes.

Um comentário:

Cláudia Mamede disse...

Esse site é realmente a melhor idéia que algúem pode ter..para reclamar tem muitos lugares, mas para elogiar não tinha, agora é no elogieaki!!
parabéns a todos,