sábado, 24 de abril de 2010

Competências de um líder inovador

Estudo destaca cinco competências associadas à descoberta que os líderes em inovação e criatividade precisam desenvolver, diz Alexis Gonçalves, em especial para o iG.

Vejam os comentários de Alexis na integra abaixo:

"Recentemente conduzi uma pesquisa no terreno da educação e aprendizagem sobre Inovação. O objetivo era encontrar referências e modelos a respeito das competências-chave para a descoberta – etapa critica associada a qualquer processo de inovação. A pesquisa durou seis anos, envolveu cerca de 3.500 dirigentes e foi conduzida por uma tríade de escolas de negócios: Harvard, INSEAD e Brigham Young University.

O estudo destacou cinco competências associadas à descoberta que os líderes em inovação e criatividade precisam desenvolver: associação, questionamento, observação, experiências e networking. Os investigadores dizem que você não tem que ser muito bom "em tudo" e que líderes inovadores raramente se destacam em todas as cinco competências associadas à descoberta.

As cinco habilidades, os investigadores dizem, são "um hábito, uma prática, um modo de vida" para os inovadores. Segundo eles, líderes inovadores são realmente feitos ou desenvolvidos, ao invés de nascer. Embora cada um de nós tenha um único DNA, em termos de criatividade, cada um também tem um conjunto único de habilidades aprendidas que utilizamos para obter as ideias que nos darão alguma perspectiva nova e inovadora.

As cinco competências-chave para a descoberta são:

[1] Associar
Líderes criativos "ligam os pontos" para fazer conexões inesperadas. Eles combinam elementos que aparentemente não tem nenhuma conexão até gerar uma surpresa – é assim que chegam a uma ideia inovadora. Steve Jobs, CEO da Apple, estava interessado em caligrafia e isso levou à sua empresa de produção de computadores de uso amigável, Macs baseados em uma interface gráfica.

[2] Questionando
As perguntas são o cerne do que nós fazemos. Podemos estar observando ou experimentando o mundo. A maioria dos líderes inovadores entrevistados pelos pesquisadores poderia lembrar as questões específicas que eles estavam fazendo no momento em que tiveram a inspiração para um novo empreendimento. Michael Dell, por exemplo, disse a eles que sua ideia de fundar a Dell Computer saltou quando perguntou por que um computador custava cinco vezes mais que a soma de suas partes. Ao refletir sobre essa questão, encontrou um modelo de negócio revolucionário.

[3] Observando
Alguns dos empresários mais inovadores são "observadores intensos". É o caso de Scott Cook, fundador da Intuit - todos nós sabemos como ele teve a idéia inicial do Quicken, um dos softwares de gestão financeira mais vendidos no mundo. Ele observava muito cuidadosamente a frustração de sua esposa ao calcular suas finanças. Manualmente, foi frustrante e irritante. Ela comprou um software que era igualmente frustrante e irritante. Nesse ponto Cook pensou que ele poderia ser capaz de desenvolver um produto que pudesse ajudar sua esposa a resolver esse problema de forma mais eficaz. E a partir dessa observação surgiu Quicken.

[4] Experiências
Jeff Bezos, o fundador da Amazon, costumava passar o tempo na fazenda de seu avô no verão. Quando uma máquina quebrou na propriedade, o avô de Jeff tentou consertá-la sozinho, com alguma ajuda do neto. Eles fizeram várias tentativas, até colocar o equipamento em funcionamento de novo. Se os animais da fazenda ficassem doentes, seus avós não chamariam o veterinário, mas experimentariame tentariam corrigir os problemas. Então, Jeff cresceu com esse tipo de atitude e de mentalidade, que, quando encontra um desafio, descobre uma solução.

[5] Networking
Normalmente, quando pensamos em uma rede social, pensamos em termos de emprego, uma carreira, ou talvez a vida social. Mas quando se trata de criatividade, a rede social assume um significado diferente. Os pesquisadores afirmam que pessoas inovadoras são intencionais na procura dos que possuem pontos de vista e ideias contrárias e que desafiam seus próprios paradigmas. Os líderes criativos e inovadores procuram pessoas que são completamente diferentes em termos de perspectiva e regularmente discutem ideias e opções com eles para obter pontos de vista inovadores".

Nenhum comentário: