quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Um retrato da inovação sistêmica nas organizações brasileiras

A Revista Classe Mundial 2009, publicação anual da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), traz um artigo muito interessante sobre inovação. O conteúdo ressalta alguns princípios essenciais característicos das organizações inovadoras, que foram discutidos no 7º. Fórum Empresarial, evento promovido pela organização em novembro de 2009 que reuniu profissionais de diversos perfis e setores da economia ao redor do tema “Cultura de Inovação”.

Para estimular a compreensão, enumeramos e resumimos neste post os aspectos destacados no artigo.


1. Públicos: Os públicos de relacionamento de uma organização, sejam eles de vínculo direto ou indireto, influenciam no processo de inovação.

“As empresas não são mais unidades isoladas. Clientes, fornecedores, governos, universidades, centros de pesquisa, comunidades e até o meio ambiente compõem uma intrincada rede de relações que determina um olhar ampliado da gestão às necessidades ou oportunidades de inovação.”

“Em organizações inovadoras, as pessoas não são recursos de inovação e sim agentes de conhecimento e de mudança, abertas ao novo e ao pensar diferente.”


2. Processos de inovação

“A existência de processos formais ou informais que facilitem a participação dos profissionais na geração de ideias é também fator presente em organizações inovadoras.”


3. Gestão sistêmica: A cultura da inovação não foge à realidade já constatada no mercado - de que a gestão sistêmica e integrada é essencial para não se perder a competitividade. E a internet exerce papel fundamental sobre a gestão sistêmica da inovação.

“Organizações inovadoras inovam de forma sistêmica.”
Marcos Augusto de Vasconcellos, coordenador do Fórum de Inovação da FGV e professor do Departamento de Operações da Escola de Administração e Economia da FGV (EAESP/FGV).

“A informação está na rede e não apenas na empresa. Não é só das 9 da manhã às 5 da tarde que se inova.”
Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding e membro do Conselho Curador da FNQ.

“A conectividade é a via central de condução do processo de inovação. Infelizmente, muitos gestores enxergam a facilidade que a internet propiciou como um problema e não uma oportunidade.”
Christopher Meyer, especialista.


4. Características da inovação sistêmica

- Ambiente aberto à inovação;
- Pessoas questionadoras e com laços fortes com a empresa;
- Abertura para a possibilidade de erro e de aprendizagem com o fracasso;
- Estrutura organizacional fluida, com mobilidade, adaptabilidade e comunicação aberta;
- Líderes inovadores, transformadores e mobilizadores;
- Forma ousada de interpretar o mercado e influenciar o meio.


5. “Metodologia de Análise da Organização Inovadora”
Desenvolvida pela FGV, a metodologia se destina a mensurar o grau de inovação de uma empresa. Para isso, leva em consideração cinco dimensões da estrutura da mesma.

- O papel da liderança na definição das estratégias e no incentivo à inovação;
- O meio inovador interno como condição sine qua non para o estímulo à criatividade;
- As pessoas das quais surgem as novas ideias;
- O processo de inovação, que compreende desde a alocação de recursos até a implementação das inovações;
- Os resultados da organização, que são a prova material de que a cultura de inovação contribui de forma definitiva para o sucesso.


6. Quebra de paradigmas e vantagens das MPEs: As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm vantagem sobre as grandes para se lançar no universo das inovações, tendo em vista que não precisam enfrentar a quebra dos paradigmas para inovar, característica de grande parte das grandes empresas.

"Estudos mostram que 75% das empresas que estarão entre as 500 maiores do mundo em 2050 ainda são desconhecidas – evidência de que os negócios pequenos ou grandes que não investirem em inovação podem estar abrindo mão de um futuro promissor."


7. Realidade do cenário nacional

"No ranking de inovação tecnológica feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a situação do Brasil no panorama mundial não é nada confortável: ocupa o 42º lugar – de um total de 48 nações listadas."


Se a sua organização quer melhorar este cenário brasileiro, somando pontos para a sua competitividade mercadológica, conheça e implante agora mesmo o Ideiar: www.ideiar.com.br

Nenhum comentário: